sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Capoeira


A historia da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colonia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colonia Portuguesa. Os angolanos faziam muitas danças ao som de músicas.

No Brasil, ao chegarem, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violencia e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantes alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho, os quais proibiam os escravos de praticarem qualquer tipo de luta.

Logo os escravos utilizaram seus ritmos e danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte macial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante de resistencia cultural e fisica dos escravos brasileiros.Até em torno de 1930 a pratica capoeira ficou proibida, pois era vista como uma pratica violentae subversiva. a policia recebia orientações para prender capoeirristas que praticavam essa luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, NOSSO MESTRE BIMBA, apresentou a luta para o então presidente da época Getulio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro...


Salve mestre Bimba!!!!!!

Um comentário:

  1. Ola carol!!!!!!!!
    Meu nome é Bruno e sou novo na cidade e procurando informações na net encontrei seu Blog
    eu moro em Livramento e queria saber ond fica a academia do Abadá capoeira por aqui
    por Gentileza se vc puder enviar um e-mail p:Bruno100nirvana@hotmail.com
    me disendo od fica o grupo e que dias tem treino eu ficarei Grato
    até mais e desde ja obg

    ResponderExcluir